quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Denúncia de homofobia na CEU

Lena sugere que eu coloque uma chamada no CAZZO para a notícia que saiu no Blog do Jamildo. Embora não tenha todas as informações a respeito do fato, acredito na convivência pacífica entre homossexuais e heterossexuais. Se isso não ocorre, merece um posicionamento da sociedade contra a intolerância - e olhe que tolerar (do latim, tolero, "suportar o fardo") é o mínimo que podemos pedir diante da diferença. Acredito também que os fatos merecem um posicionamento da UFPE como instituição de ensino, de educação. Discutamos o ocorrido. E o link para a notícia é o seguinte:

"Denúncia de Homofobia na Casa do Estudante Universitário"

Em tempo: por favor, leiam também o artigo que Samarone Lima, ex-residente da CEU, como eu, escreveu a respeito. Assinaria em baixo de tudo o que ele disse, embora tenhamos memórias bastante distintas de nossa experiência. Aí vai:

"CEU"

Jonatas

7 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa incrível. Por que @s alun@s de ciências sociais não fazem um abaixo assinado repudiando a homofobia no ambiente universitário com base em argumentos sólidos acerca de desigualdade e diferença? Seria um excelente exercício de sociologia, para não falar de cidadania e democracia. Se quiserem, façam um esboço do documento e a gente dá uma olhada para vocês.

Quem sabe postar algo naquele programa de abaixo-assinados?

Lena disse...

Eu vinha justamente falar do artigo de Samarone : }

Cyhnthia, tua idéia é boa, o único problema é superar a ressaca que ficou desse tema depois da prova de Jonatas. Ave!

Le Cazzo disse...

O pleno do Departamento de Ciências Sociais se manifestou hoje acerca desses eventos lamentáveis em carta endereçada à reitoria e cobra esclarecimentos e providências. Jonatas

Anônimo disse...

Que legal que o DCS se manifestou. Quanto ao artigo do Samarone, eu concordo com quase tudo: só tenho minhas dúvidas se não é esperar demais que os tais "machos-machos" tenham aquilo que Lévi-Strauss chamava de "abertura para o Outro", condição sine qua non para o diálogo. Moralismo é fogo!

E Lena, que estória de ressaca é essa? Se enfronharam nessas discussões teóricas dificílimas para que? Tá na hora de usar!!

Victor Rodrigues disse...

Jonatas,

Obrigado pela atenção dada ao tema. Foi muito frutifero ter enviado o e-mail para você e para Sama.

Bom saber que o DCS se posicionou, acho importante dar visibilidade ao documento. Andei conversando com alguns meninos da casa e algumas providências (jurídias e políticas) estão sendo tomadas.

O DCE e os DA's estão elaborando uma nota de repúdio e outras articulações são necessárias. Acho que podemos conversar.

saudações
Victor

Le Cazzo disse...

Victor,
Estamos juntos.

Cynthia,
Samarone já foi presidente da CEU e sabe que no final das contas essas pessoas vão precisar conviver durante alguns anos cruzando-se no corredor diariamente, morando porta com porta. Viver no mesmo espaço torna a discussão e encaminhamento dessas questões muito mais complicadas. O que não significa dizer que não se deva ter uma posição firme contra todo tipo de intolerância. Jonatas

Lena disse...

O que eu queria mesmo era pegar o comentário daquele menino sobre "o absurdo de homens usando saia" e juntar com algum documento de mil novecentos e bolinha sobre "o absurdo de mulheres usando calça". Hehehe

Alguém sabe por onde é que tem disso? Cynthia Hamlin?